PROJETOS
Profissionalismo e acolhimento
O Instituto Adiante adota um plano de acompanhamento de seus integrantes bastante diferenciado, que se destaca por integrar o atendido e sua família e atividades pedagógicas e de convivência. Assim, a instituição dedica-se com afinco à pesquisa e ao aprimoramento dos recursos humanos e técnicos, de forma a oferecer oficinas criativas e fundamentais ao desenvolvimento das pessoas com TEA.
Nossas atividades e seus objetivos
• Horticultura: estimula os sentidos do corpo por meio de plantas e materiais presentes no local, o que gera benefícios múltiplos e auxilia os usuários no desenvolvimento global e no bem-estar social.
• Caminhada: contribui no desenvolvimento da interação social e das habilidades motoras, promovendo uma qualidade de vida melhor.
• Musicoterapia: ativa partes do cérebro, trazendo estímulos às habilidades sociais e de comunicação.
• Apoio escolar: reforça positivamente os comportamentos adequados e ensina a criança com autismo o que deve ser feito em determinada situação, respeitando as dificuldades encontradas.
• Artes: promove de forma lúdica a melhora das expressões verbais e simbólicas, além do lado social. Ao mesmo tempo, a intenção dessa atividade é a aceitação da expressão do autista, pois ela diz muito sobre seus sentimentos e a forma como ele enxerga o mundo.
• Atividades da vida diária: nessa prática, desenvolvem-se as habilidades básicas relacionadas ao autocuidado e à manutenção do corpo.
• Grupo Psicoterápico para Pais: encontros importantes, nos quais é dada especial atenção aos familiares das pessoas com TEA, principalmente às mães de filhos com autismo. Oferece acolhimento, visando desenvolver um repertório comportamental para lidar com vivências diárias, por meio do autoconhecimento. É um espaço para se comunicar em um ambiente neutro, sem julgamento, e em que, aos poucos, podem ser trabalhados o fortalecimento e a autoestima. Um gesto de autocuidado pode gerar um grande diferencial na vida dessas mães.