Com autismo, menino de 11 anos cria livro: ‘Trouxe mais confiança’, diz mãe

Com auxílio da mãe, catarinense Thor Guenther superou dificuldades.
Além da história, menino também é autor dos desenhos que ilustram a obra.

autista

Com apenas 11 anos de idade e diagnosticado com autismo, o catarinense Thor Guenther, realizou um sonho: escrever um livro. Com a ajuda da mãe, o menino de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, conseguiu atingir esse objetivo e tem apresentado avanços no desenvolvimento desde então.

O livro conta a história de um bebê dragão que, por acaso, nasceu em uma família de humanos. Apesar da amizade que surgiu, o bichinho foi em busca dos pais biológicos, mas nunca se afastou da família que o criou.

“A professora Fernanda pediu, numa tarefa, pra eu escrever uma história. Daí eu pensei em transformar essa história em livro”, conta o menino.

Thor tem o acompanhamento diário da mãe que, além de estimular o menino a ler, escreve as histórias que ele mesmo cria: “Eu brinco dizendo que ele é a cabeça e eu sou o braço. Ele conta as histórias e eu transcrevo”, relata Cláudia Guenther, orgulhosa.

Além da mãe, o escritor mirim conta ainda com o acompanhamento de uma neurologista e de uma terapeuta fonoaudióloga.

“Desde que a gente nasce, a estimulação é importante. É essencial a todos. Numa criança que tem essa desvantagem, a estimulação e a intervenção precoce são o mais importante”, ressalta a neuropediatra Cristina Maria Pozzi.

Ilustrações próprias

Além de desenvolver o enredo da história, Thor também fez desenhos que ilustram o livro: “Me perguntam como eu consigo fazer tantos desenhos bonitos, mas é só pensar o que eu quero desenhar e aí, ‘voilà’, está pronto”, diz o menino.

A mãe conta que, desde a confecção do livro, Thor vem apresentando avanços não só nas limitações em razão da doença, mas em todas as atividades.

“Essa história é extremamente significativa não só pelo autismo, mas principalmente pelo crescimento que essa construção proporcionou a ele. Trouxe mais confiança, liberdade e autonomia”, comemora a mãe.

Para assistir ao vídeo clique aqui.

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/10/com-autismo-menino-de-11-anos-cria-livro-trouxe-mais-confianca-diz-mae.html